Pedagogia e Didática do Desporto
30 Horas | 55 €
Certificações / Homologações
Certificação
Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no PASSAPORTE QUALIFICA.
DESTINATÁRIOS
Treinadores de Desporto Grau I, II, III e IV
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação sumativa global será realizada na escala de 0 a 20 valores.
A avaliação terá por base a realização das actividades/trabalhos realizados em moodle (no prazo estipulado).
CERTIFICAÇÃO
Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, a
qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no PASSAPORTE QUALIFICA.
EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira
DIRETOR TÉCNICO
Alexandre Ribeiro
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA
Módulo 1: O treinador como formador de pessoas e a igualdade como princípio estruturante da prática
pedagógica – 4h
Módulo 2: Aprender a ser Treinador - missão e projecto – 4h
Módulo 3: A Cultura de "boas práticas” pedagógicas na promoção da adesão e afiliação ao desporto – 4h
Módulo 4: O treino desportivo centrado no praticante – 4h
Módulo 5: O compromisso entre competição e inclusão no treino de jovens – 4h
Módulo 6: O treino desportivo como processo de ensino-aprendizagem – 4h (Sessão síncrona)
Módulo 7: Estratégias para autonomização gradual dos praticantes na aprendizagem – 4h
Módulo 8: Estratégias para a responsabilização dos participantes no processo de treino - 2h
OBJETIVO GERAL
No final da ação de formação, os formandos deverão:
- Compreender os conceitos associados às questões da igualdade no desporto.
- Reconhecer o valor das “boas práticas” pedagógicas na adesão e afiliação ao desporto.
- Identificar o valor das abordagens de treino centrados no praticante na promoção da
- responsabilidade, compromisso e autonomia.
- Identificar as principais caracterísiticas das estratégias didáticas promotoras da autonomização
sustentada dos praticantes na aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a dimensão educativa no processo de treino.
- Reconhecer o potencial do desporto na educação para os valores.
- Reconhecer conceções e práticas promotoras da igualdade no contexto de treino.
- Identificar factores promotores de “boas práticas” pedagógicas no treino.
- Identificar o valor educativo da competição e identificar sistemas de organização competitiva que respeitam a igualdade de oportunidades e a convivência construtiva com o (in)sucesso.
- Reconhecer o processo de treino como processo de ensino-aprendizagem, as suas dimensões didáticas e respetivas componentes.
- Identificar e aplicar estratégias didáticas promotoras do sentido de responsabilidade e autonomia dos praticantes.
- Compreender a relação entre processo pedagógico-didático e efeitos no desenvolvimento de competências dos praticantes.