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Pedagogia e Didática do Desporto

30 Horas | 55 €

Certificações / Homologações

Certificação
Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no PASSAPORTE QUALIFICA.

DESTINATÁRIOS 

Treinadores de Desporto Grau I, II, III e IV

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação sumativa global será realizada na escala de 0 a 20 valores.

A avaliação terá por base a realização das actividades/trabalhos realizados em moodle (no prazo estipulado).

CERTIFICAÇÃO

Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, a

qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no PASSAPORTE QUALIFICA.

EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira

DIRETOR TÉCNICO
Alexandre Ribeiro

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Pedagogia e Didática do Desporto
30 Horas

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA

Módulo 1: O treinador como formador de pessoas e a igualdade como princípio estruturante da prática

pedagógica – 4h

Módulo 2: Aprender a ser Treinador - missão e projecto – 4h

Módulo 3: A Cultura de "boas práticas” pedagógicas na promoção da adesão e afiliação ao desporto – 4h

Módulo 4: O treino desportivo centrado no praticante – 4h

Módulo 5: O compromisso entre competição e inclusão no treino de jovens – 4h

Módulo 6: O treino desportivo como processo de ensino-aprendizagem – 4h (Sessão síncrona)

Módulo 7: Estratégias para autonomização gradual dos praticantes na aprendizagem – 4h

Módulo 8: Estratégias para a responsabilização dos participantes no processo de treino - 2h

OBJETIVO GERAL

No final da ação de formação, os formandos deverão:

  • Compreender os conceitos associados às questões da igualdade no desporto.
  • Reconhecer o valor das “boas práticas” pedagógicas na adesão e afiliação ao desporto.
  • Identificar o valor das abordagens de treino centrados no praticante na promoção da
  • responsabilidade, compromisso e autonomia.
  • Identificar as principais caracterísiticas das estratégias didáticas promotoras da autonomização

sustentada dos praticantes na aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a dimensão educativa no processo de treino.
  • Reconhecer o potencial do desporto na educação para os valores.
  • Reconhecer conceções e práticas promotoras da igualdade no contexto de treino.
  • Identificar factores promotores de “boas práticas” pedagógicas no treino.
  • Identificar o valor educativo da competição e identificar sistemas de organização competitiva que respeitam a igualdade de oportunidades e a convivência construtiva com o (in)sucesso.
  • Reconhecer o processo de treino como processo de ensino-aprendizagem, as suas dimensões didáticas e respetivas componentes.
  • Identificar e aplicar estratégias didáticas promotoras do sentido de responsabilidade e autonomia dos praticantes.
  • Compreender a relação entre processo pedagógico-didático e efeitos no desenvolvimento de competências dos praticantes.

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Inscrito: 0 estudantes
Duração: 30 Horas
Sessões de Formação: 1